Em julho, o vice-presidente executivo da Ultracargo, Helano Pereira Gomes, participou do Fórum Norte Export 2024, realizado em Palmas (TO) e organizado pelo Fórum Brasil Export, que reuniu líderes do setor logístico para discutir o futuro dos corredores logísticos das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Durante o painel em que participou, Helano destacou que as conexões logísticas entre essas duas regiões são fundamentais para a expansão da empresa e o crescimento da economia brasileira. Como exemplo, mencionou o terminal em operação no Porto de Vila do Conde (PA) e o terminal em construção em Palmeirante (TO). Este último se conectará ao terminal de Itaqui (MA) através da malha ferroviária da VLI, exemplificando o plano de interiorização das operações da Ultracargo. “Esses projetos fortalecem não apenas a posição da Ultracargo no mercado nacional, mas também promovem melhorias significativas em toda a cadeia de negócios, beneficiando diretamente o consumidor final com uma logística integrada mais eficiente”, ressaltou.
O vice-presidente também explicou que a eficiência logística está intrinsecamente ligada a investimentos robustos em infraestrutura, sublinhando que, quando empresas privadas e governo trabalham juntos em prol dessa eficiência, os negócios são impulsionados, trazendo benefícios reais para a sociedade civil, que, em última análise, é o que mais importa. A Ultracargo, segundo ele, está comprometida em ser um ator principal nesse processo, investindo em projetos que conectam o interior do país aos grandes centros, facilitando a movimentação de produtos, fortalecendo a economia e atuando socialmente nas comunidades ao redor de suas operações.
Terminais no Norte do Brasil
A Ultracargo possui um terminal localizado no Porto de Vila do Conde (PA), com capacidade para armazenar 120 mil metros cúbicos de granéis líquidos, focado em combustíveis, capacitado para receber navios de grande porte e barcaças. Juntamente com o Terminal de Itaqui (MA), o terminal contribui para reduzir o déficit de combustíveis no Norte e Nordeste do país.
“Esse terminal soma-se a outras iniciativas do plano de interiorização das atividades que fortalecem o chamado Arco Norte, um conjunto de portos estratégicos que abastecem essa região. Desde 2018, por exemplo, triplicamos a capacidade de armazenagem do terminal localizado em Itaqui, que opera nos modais marítimo e rodoviário simultaneamente e foi concebido para operar com alto nível de automação, contribuindo para a máxima produtividade e eficiência”, afirma Décio Amaral, presidente da Ultracargo.
Já o terminal em construção em Palmeirante (TO) será conectado ao Porto de Itaqui pela malha da VLI e terá 23 mil m³ de capacidade de tancagem, com previsão de início das operações no primeiro semestre de 2025. “Com os modais ferroviário e rodoviário como protagonistas nesse corredor, viabilizaremos uma logística mais eficiente, segura e sustentável para combustíveis, facilitando a chegada de combustíveis ao interior do Maranhão, Tocantins e Pará. Até 2026, planejamos ampliar nossa infraestrutura no Porto de Itaqui, elevando a capacidade de armazenagem do local em mais 79 mil m³, além dos atuais 155 mil m³”, finaliza Décio.