Fechar

Ultracargo adere ao Pacto pela Sustentabilidade do Ministério dos Portos e Aeroportos

Iniciativa reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento de uma infraestrutura logística eficiente, segura e ambientalmente responsável
10/02/2025

A Ultracargo reafirma seu compromisso com a responsabilidade socioambiental ao aderir ao Pacto pela Sustentabilidade, uma iniciativa lançada no fim de janeiro pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), sob a liderança do ministro Sílvio Costa Filho. A adesão foi formalizada em São Paulo, no evento de lançamento que apresentou diretrizes estratégicas para promover práticas sustentáveis nos setores de portos, aeroportos e hidrovias.

O Pacto pela Sustentabilidade é um compromisso inédito das organizações públicas e privadas com práticas alinhadas à Agenda 2030 da ONU, visando promover a redução de emissões de gases de efeito estufa, a realização de ações sociais e ambientais, e a melhoria contínua da governança corporativa. As organizações que aderem ao Pacto podem obter selos de reconhecimento – Bronze, Prata, Ouro ou Diamante – de acordo com o nível de implementação de iniciativas sustentáveis em seus respectivos planos de ação, que precisa incluir indicadores relacionados aos eixos de meio ambiente, desenvolvimento social e governança.

Para Helano Pereira Gomes, vice-presidente da Ultracargo, a adesão ao Pacto é um reforço do compromisso da companhia com a sustentabilidade e com a construção de uma infraestrutura logística que respeita o meio ambiente, valoriza as pessoas e adota as melhores práticas de gestão e transparência.

“Integrar o Pacto pela Sustentabilidade do MPor reflete nosso propósito de liderar pelo exemplo e nossa visão de longo prazo, focada em contribuir ativamente para uma logística mais sustentável e competitiva no Brasil. Estamos comprometidos em atender às diretrizes estabelecidas, implementando iniciativas concretas que gerem impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade”, comenta.

Sustentabilidade na Ultracargo
Em 2020, a Ultracargo definiu metas ESG pactuadas para 2025 e 2030. Os compromissos fazem parte do plano do Grupo Ultra, que estabelece metas para todo o conglomerado e para cada um dos negócios que o integra, com base em seus desafios e potenciais. As metas traçadas estão alinhadas a seis temas materiais: Saúde e Segurança; Governança e Integridade; Operações Ecoeficientes; Responsabilidade com a Comunidade; Cadeia de Valor; e Cultura Inclusiva e Diversidade. Nos últimos anos, a empresa vem realizando importantes ações em todos estes campos.

Com relação à responsabilidade com a comunidade, foram definidos como pilares prioritários a educação de crianças e adolescentes e o desenvolvimento desses territórios com foco nas mulheres que hoje sustentam seus lares, o que levou ao apoio de projetos de reforço escolar; capacitação de professores; incentivo ao esporte e programas de formação profissional.

No eixo de operações ecoeficientes, a empresa traçou metas voltadas para emissões de gases de efeito estufa (GEE), resíduos, energia e conformidade. Para cada um desses temas, há uma série de iniciativas como a adoção de novas tecnologias e métodos; análise de combustíveis alternativos aos derivados de petróleo; investimentos no modal rodoviário – que, além de ser mais eficiente, reduz as emissões de gases do efeito estufa em relação ao modelo rodoviário-; uso de 100% de energia renovável certificada desde 2021; e a redução do envio de resíduos para aterros. Os terminais da Ultracargo contam, também, com sistemas de captação de água e fazem a reutilização da água de testes hidrostáticos em tanques várias vezes, o que economiza milhões de litros de água.

Para as frentes de saúde e segurança, a Ultracargo desenvolveu um Sistema de Gestão Integrado com iniciativas robustas que garantem um mapeamento completo de riscos voltados para a saúde e segurança dos profissionais em todas as etapas do processo. O lançamento das “Regras que Salvam Vidas”; a realização de treinamentos e comunicação contínua aos colaboradores sobre esses princípios, e o Programa “Cuidar Bem” com foco na saúde preventiva dos colaboradores são exemplos de ações implementadas nessas temáticas.

No eixo de integridade e governança, a Ultracargo implementou iniciativas como treinamentos anticorrupção para colaboradores, análise reputacional de parceiros de negócios e reuniões mensais do comitê de conduta para tratar não conformidades. Também investiu no mapeamento de parceiros com maior risco de corrupção para reforçar a adesão aos procedimentos de compliance. Ainda, associou-se em 2024 ao Instituto Combustível Legal (ICL), tornando-se a primeira empresa parceira com atuação em infraestrutura logística, visando reforçar a bandeira da ética concorrencial no setor.

Já na temática Cultura Inclusiva e Diversidade, a companhia desenvolveu e colocou em práticas diversas ações como o Programa de Formação Operacional e um programa de estágio voltados para a participação de mulheres; aderiu ao Programa Empresa Cidadã, que amplia a licença-maternidade para 180 dias e a paternidade para 20 dias, inclusive nos processos de adoção; e criou um Grupo de Afinidades, um espaço seguro para promover discussões e reunir sugestões sobre o aumento da participação feminina em posições da empresa – tanto em cargos de gestão e liderança, quanto nos operacionais – com mais de 90 participantes engajadas em todos os terminais. Um marco nesse processo foi a conquista, no ano passado, do selo Great Place to Work.

A Ultracargo busca, ainda, influenciar e desenvolver a cadeia de valor na qual está inserida. Diversas iniciativas demonstram esse compromisso como: elaboração de programa de desenvolvimento ESG para fornecedores; programa de homologação de fornecedores, que verifica aspectos de governança, sociais e ambientais; e o lançamento da política de fornecimento responsável, tornando o aceite obrigatório para novas contratações.

Para conhecer as ações e consultar as metas ESG da companhia, acesse: https://www.ultracargo.com.br/sustentabilidade/a-ultracargo-e-sustentabilidade/