Fechar

Inovainfra 2025: Ultracargo é premiada por método inovador de limpeza e inspeção em tanques

Conquista reforça o compromisso da companhia com a inovação, segurança e integridade dos nossos colaboradores, ativos e do meio ambiente
15/04/2025

A Ultracargo foi reconhecida no Prêmio InovaInfra 2025 pela implementação de um método inovador de limpeza e inspeção em tanques de combate a incêndio, que elevou os padrões operacionais no terminal de Itaqui (MA). A solução premiada se destaca por seu pioneirismo, já que foi a primeira vez que o processo foi realizado sem a necessidade de esvaziar os tanques da companhia.

“O processo impulsionou ainda mais nossos padrões de eficiência e sustentabilidade, apoiando na consolidação da companhia como referência em inovação no setor, e demonstra o compromisso da Ultracargo com a integridade dos ativos e a segurança das pessoas, do meio ambiente e das operações logísticas. Por isso, é com grande entusiasmo que celebramos essa premiação”, destaca Leopoldo Gimenes, vice-Presidente de Engenharia e Operações.

Segundo o executivo, a ideia é realizar o mesmo tipo de procedimento em limpezas e inspeções futuras, expandindo o novo processo para outros terminais.

O método
A operação é realizada com o auxílio de robôs e equipamentos especializados, içados para o topo do tanque. A entrada dos dispositivos ocorre por uma janela de inspeção localizada no teto, permitindo acesso completo ao interior da estrutura, sem a necessidade de interrupção da operação. Durante o processo, o robô de limpeza navega pelo fundo do reservatório, detecta e remove sedimentos acumulados ao longo dos anos.

A batimetria é uma das soluções utilizadas para mapear a distribuição dos sedimentos, para posteriormente realizar a remoção, o que permite a inspeção visual e ultrassônica das chapas de fundo conforme a API653, uma norma que estabelece os requisitos mínimos para a inspeção, reparo, alteração e reconstrução de tanques de armazenamento. As informações coletadas geram um mapa de calor, que revela a profundidade do acúmulo.

Durante a operação, o robô percorre diversas vezes o fundo do reservatório, removendo com precisão apenas o resíduo encontrado. Com os dados obtidos por meio da medição de espessura das chapas de fundo, realizada por um veículo ultrassom submersível controlado remotamente, é possível calcular a taxa de corrosão e a vida útil restante dessas chapas, assegurando a operação do ativo até a próxima inspeção.

“A atuação conjunta das áreas foi essencial para viabilizar a inspeção com segurança. Buscamos uma solução que respeitasse as normas técnicas ao mesmo tempo que preservasse a integridade dos ativos”, comenta Leonardo Barbosa, coordenador de Integridade e Confiabilidade da Ultracargo.

“Foi um desafio técnico importante, especialmente no desenvolvimento da estratégia mecânica para viabilizar a entrada e movimentação dos equipamentos no interior do tanque. O reconhecimento por meio do prêmio reforça o valor do trabalho colaborativo e da engenharia aplicada com propósito”, destaca Eduardo Suenaga, especialista de Mecânica da Ultracargo.

“A formação de sedimentos no tanque ocorre, principalmente, devido às impurezas presentes na água, que se acumulam gradualmente ao longo dos anos, decantando-se e se depositando no fundo do reservatório. Se não for retirado, o dejeto pode comprometer o funcionamento das bombas e tubulações do sistema. É um método realmente necessário, inovador e seguro, e por isso estamos tão felizes com o reconhecimento”, finaliza Everaldo Silva Sena, gerente de Planejamento e Controle de Manutenção da Ultracargo e um dos responsáveis pelo projeto premiado.