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Ultracargo adquire 50% da Opla, que opera terminal de etanol em Paulínia (SP)

Empresa anunciou a aquisição da participação da Copersucar na joint-venture com a BP. Conclusão da operação aguarda análise do Cade.
20/04/2023

São Paulo, 12 de abril de 2023 – A Ultracargo anunciou hoje, a assinatura de contrato vinculante para a compra da fatia de 50% que a Copersucar detém na Opla Logística Avançada. Com o fechamento da aquisição, a companhia assumirá a posição da Copersucar na joint venture com a BP, que detém os outros 50% do terminal localizado em Paulínia (SP), e avançará nas suas estratégias de expansão que consideram a interiorização das operações e a logística de biocombustíveis. A conclusão da operação aguarda a análise e a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Opla foi inaugurada em 2017 e tem hoje o maior terminal independente de etanol do Brasil, com uma capacidade de tancagem de 180 mil metros cúbicos. A estrutura é multimodal e conta com dutovia e acesso a ferrovias conectadas ao Centro-Oeste e ao Norte do Brasil. Possui uma localização estratégica também para atender à Grande São Paulo, além de estar acessível, por modal rodoviário, ao Porto de Santos, onde a Ultracargo opera o seu atual maior terminal em capacidade de armazenagem.

A expectativa da Ultracargo com a aquisição é ofertar soluções de logística cada vez mais integradas para os seus clientes e facilitar o escoamento do etanol de milho, segmento que conta com um fluxo estável de oferta, já que o cereal pode ser armazenado e transformado em combustível ao longo do ano, conforme a demanda. Segundo a União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), nas últimas cinco safras, a produção no Brasil aumentou 450%, passando de 790 milhões de litros na temporada 2018/2019 para 4,39 bilhões de litros na safra 2022/2023. Neste período, o processamento de milho pelo setor passou de 1,47 milhão de toneladas para 10,1 milhões de toneladas.

“Com a entrada nesta joint venture, fortaleceremos a nossa posição na logística integrada e daremos mais um passo como provedores de soluções para uma economia de baixo carbono. Acreditamos que o Brasil tem um enorme potencial para liderar esse processo de transição energética e isso passa pelo biocombustível. Também vemos essa aquisição como uma oportunidade de contribuir para minimizar os gargalos de infraestrutura que impactam a competitividade brasileira e de oferecer mais alternativas para os nossos clientes”, afirma o presidente da Ultracargo, Décio Amaral.

Além de facilitar o escoamento da produção de etanol de milho, a interligação do terminal com ferrovias que chegam ao Centro-Oeste promoverá meios mais eficientes de levar outros granéis líquidos ao interior do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de regiões com déficit de infraestrutura e de abastecimento. Por meio destas conexões, a Ultracargo visa a ampliar a sua estratégia de logística integrada e interiorização de terminais, aliada a ganhos em produtividade, eficiência e sustentabilidade que serão refletidos em geração de valor para os clientes.