Fechar

Ultracargo assina acordo de intenções para construção de desvio ferroviário no terminal de Santos

Parceria público-privada viabilizará também que a comunidade local tenha acesso a novas instalações na área da saúde e educação como um hospital, escola e quadra de esportes
24/06/2024

A Ultracargo, provedora de soluções logísticas integradas e maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, irá construir um ramal ferroviário de 2,7 km que interligará o terminal da empresa no Porto de Santos à malha ferroviária existente na cidade. A iniciativa, que faz parte da estratégia de interiorização da companhia, será realizada em parceria com a Granel, Vopak e a Prefeitura do município.

Um acordo de intenções entre as empresas envolvidas e a gestão municipal foi assinado em junho, em um evento simbólico de lançamento do projeto, batizado de “Pedra Fundamental do Complexo Areia Branca”. As companhias se comprometeram a construir um hospital com UTI pediátrica, uma escola e uma quadra de esportes para atender a comunidade local, em troca de uma área na Via A, destinada à construção das linhas férreas. O investimento na permuta será de R$ 85 milhões, divididos entre as empresas, que devem concluir as obras para a cidade de Santos até 2026. Já o desvio ferroviário será construído posteriormente e ainda não tem data prevista para conclusão. Com a sua implementação, estima-se uma redução de quase 5 mil toneladas de emissão de gases de efeito estufa por ano, considerando apenas a carga que a Ultracargo projeta movimentar em seu terminal na cidade, além de uma diminuição na poluição sonora.

Para Décio Amaral, presidente da Ultracargo, a construção do desvio representará um novo patamar de eficiência logística no Brasil. “O ramal ferroviário permitirá receber etanol de milho e enviar derivados de petróleo pelo corredor Sudeste/Centro-Oeste, partindo do Porto de Santos, passando por Paulínia (SP), onde possuímos 50% do terminal da Opla, até Rondonópolis (MT). Assim, proporcionaremos o escoamento da produção desse biocombustível, fundamental para a transição para uma economia de baixo carbono”, explicou.

Investimentos sociais

A cidade de Santos vem recebendo robustos investimentos em projetos sociais realizados pela Ultracargo e pelo Instituto Ultra, com recursos próprios e incentivados. Entre eles está o apoio ao projeto Integrar Arte e Vida, que promove atividades esportivas e educativas para crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino das regiões atendidas. Mais de R$ 200 mil foram investidos no último ano, beneficiando cerca de 240 jovens.

O Programa Gratuito de Formação Operacional, realizado em 2023 para moradores da cidade, com vagas 100% afirmativas para mulheres, também representa um incentivo importante na capacitação e empregabilidade dessas profissionais. Além disso, o projeto com a ONG Mão Amiga oferecerá educação infantil, ensino fundamental e médio, além de atividades culturais, esportivas e de desenvolvimento social para 360 alunos nos próximos anos no Morro de Santa Maria.

“Temos consciência da nossa responsabilidade e do nosso potencial de contribuição para a sociedade, e esse compromisso está presente também na parceria que estabelecemos com a Vopak, Granel e a Prefeitura de Santos, onde vamos impactar positivamente a vida de milhares de pessoas na Baixada Santista”, conclui Décio Amaral, presidente da Ultracargo.