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Ultracargo conquista a medalha de ouro EcoVadis

Reconhecimento posiciona a empresa em seleto grupo das 5% melhores do mundo em práticas sustentáveis e responsabilidade corporativa
31/01/2025

A Ultracargo, provedora de soluções logísticas integradas e maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, acaba de alcançar um marco significativo em seu compromisso ESG: a conquista da medalha de ouro na avaliação EcoVadis. Este reconhecimento coloca a companhia entre as 5% melhores empresas avaliadas globalmente em práticas de responsabilidade social corporativa (RSC), evidenciando o trabalho realizado segundo os mais altos padrões em sustentabilidade ambiental, social e de governança.

Nas categorias “Práticas trabalhistas e direitos humanos”, a pontuação da empresa subiu de 60 para 83 em um ano, enquanto no tema “Meio Ambiente” avançou de 70 para 86 pontos. Com os aumentos, a empresa alcançou um percentil de 98 e uma pontuação geral de 80/100. “Estes números demonstram a robustez do nosso sistema de gestão de sustentabilidade e reforçam nossa busca por melhorias contínuas. Além disso, a medalha de ouro da EcoVadis é um reflexo direto do trabalho integrado de diferentes áreas da Ultracargo e da nossa determinação em crescer de forma responsável e alinhada às demandas globais do mercado logístico”, celebra Fernanda Guedes, Gerente de Gente, Comunicação e Sustentabilidade da companhia.

A conquista representa um aumento na credibilidade perante clientes, parceiros e investidores, que cada vez mais valorizam empresas comprometidas com práticas sustentáveis e responsabilidade corporativa. “Nossa avaliação positiva na EcoVadis é também uma ferramenta estratégica, ajudando nossos clientes a compreenderem a seriedade com que tratamos a sustentabilidade, fortalecendo a confiança e o alinhamento em toda a cadeia de negócios”, complementa Patricia Gomes, Diretora Executiva de Gente, Comunicação e Sustentabilidade da Ultracargo.

Vale lembrar que a EcoVadis é uma plataforma global que avalia a sustentabilidade corporativa em quatro áreas: meio ambiente, práticas trabalhistas e direitos humanos, ética e compras sustentáveis. As empresas recebem classificações de 0 a 100 pontos e posições percentuais, com medalhas que reconhecem o desempenho: Platina (1% mais bem avaliados – percentil 99 ou superior e 81 pontos), Ouro (Top 5%, percentil 95 ou superior e 73 pontos), Prata (Top 15%, percentil 85 ou superior e 66 pontos) e Bronze (Top 35%, percentil 65 ou superior e 58 pontos).

“Estar entre as empresas mais bem avaliadas globalmente reforça a qualidade do sistema da companhia e consolida uma visão de longo prazo. Seguiremos avançando na construção de um futuro mais sustentável, honrando nosso compromisso de gerar valor para nossos stakeholders e contribuir para uma logística mais responsável e eficiente”, finaliza a diretora da Ultracargo.

Ações sustentáveis
No terminal da Ultracargo em Santos, resíduos químicos que costumavam ser descartados agora estão sendo transformados em tintas. O material é utilizado na própria companhia para revitalização das estruturas, fechando assim um ciclo de economia circular. Desde o início do projeto, em 2022, estima-se que a empresa tenha economizado cerca de 400 mil reais que seriam gastos com o descarte e frete do material. A ideia deu tão certo que está em expansão para outros terminais, em alinhamento com as metas ESG 2030 da companhia.

Já no Terminal de Itaqui, no Maranhão, o desafio foi reduzir os efluentes oleosos encaminhados para tratamento. Para isso, foram implementadas melhorias no Tanque Auxiliar de Drenagem (TAD), como a mudança do posicionamento da tubulação e ampliação do diâmetro das estruturas, além da implantação de uma infraestrutura de sistema automatizado de injeção de corante em circuito fechado. Como resultado, houve uma redução de 44% no volume de efluentes em relação ao inicialmente previsto, o que ocasionou uma economia de R$100 mil no primeiro ano de aplicação das melhorias.

Os terminais da Ultracargo são, ainda, abastecidos com energia renovável e contam com sistema de captação de água de chuva. Somente em 2024, foram captados mais de 1.800m³ de água pluvial, e a água de testes hidrostáticos em tanques foi reutilizada várias vezes, resultando em uma economia de milhões de litros de água.

Em 2024, outras duas conquistas reforçaram o compromisso ESG da companhia: o Selo Amigo do Oceano por suas boas práticas no Porto de Suape (PE) e o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol pelo segundo ano consecutivo, uma certificação que representa o mais alto nível de excelência na elaboração de inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Trabalho com a comunidade
Em 2020, a Ultracargo definiu metas ESG pactuadas para 2025 e 2030. Os compromissos fazem parte do plano do Grupo Ultra, que estabelece metas para todo o conglomerado e para cada um dos negócios que o integra, com base em seus desafios e potenciais. Além das ações voltadas às operações ecoeficientes e ao cuidado com o meio ambiente, a responsabilidade com a comunidade também faz parte desse conjunto de temas materiais da companhia, tendo como foco a educação de crianças e adolescentes e o desenvolvimento desses territórios com foco nas mulheres que hoje sustentam seus lares.

Dentro desse contexto, apoia projetos como o Cactus, voltado ao fortalecimento da aprendizagem dos jovens de Ipojuca (PE), com foco especial na matemática; Alicerce Educação, que oferta aulas de reforço no contraturno da escola para crianças e jovens de entre 5 a 17 anos; Instituto Esporte e Educação (IEE), que promove atividades educacionais regulares e eventos que desenvolvem ações esportivas, culturais, de saúde, de protagonismo, cidadania e de integração comunitária, entre outros.

A Ultracargo desenvolve, ainda, programas de formação operacional e de estágio, com vagas afirmativas ao público feminino.

Para conhecer as ações e metas ESG da companhia, acesse: https://www.ultracargo.com.br/sustentabilidade/a-ultracargo-e-sustentabilidade/.