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Ultracargo debate a infraestrutura e futuro do setor logístico no Brasil

Evento contou com a participação do presidente da companhia, Décio Amaral
03/04/2025

No dia 2 de abril, a Ultracargo participou de um evento organizado pelo Grupo Conselheiras, com o apoio da PwC Brasil, sobre a infraestrutura e logística nacional. A iniciativa debateu temas como a conjuntura econômica do país e sua influência no setor, e as tendências que devem ganhar relevância nos próximos anos.

Décio Amaral, presidente da Ultracargo, foi um dos painelistas convidados do encontro e destacou temas estratégicos para o futuro da mobilidade no Brasil, como a eficiência logística, a inovação na infraestrutura nacional e a importância da presença feminina nesse setor tão relevante.

“A logística é construída por conexões, e fóruns como este, que promovem o diálogo entre especialistas e executivos do setor, são fundamentais para fortalecer a cadeia logística, impulsionando a inovação e soluções colaborativas que beneficiam o país”, afirmou.

Durante sua participação, o executivo reforçou o compromisso da Ultracargo com projetos sustentáveis, que priorizam a redução de emissões de carbono e o uso de fontes renováveis de energia. “Tecnologias modernas, como inteligência artificial e automação, têm papel essencial no avanço do setor. Além disso, a parceria entre os setores público e privado é determinante para a modernização da infraestrutura logística, ao unir capital, inovação e expertise do setor privado com a regulação e as políticas públicas que garantem segurança jurídica e viabilidade aos projetos”, completou.

Planos futuros
A Ultracargo, em linha com o compromisso de oferecer soluções logísticas mais eficientes, sustentáveis e alinhadas às demandas dos clientes, segue avançando na implementação de desvios ferroviários que conectam os terminais da companhia às malhas já existentes. Um exemplo disso são as conexões ferroviárias em construção nos terminais de Rondonópolis (MT) e Paulínia (SP), que fortalecerão o corredor logístico Sudeste/Centro-Oeste, essencial para o escoamento eficiente de insumos e produtos do agronegócio.

“Com a substituição de carretas por trens em trajetos importantes como o corredor SP-MT, projetamos uma redução de até 35% das emissões, representando uma diminuição de 51 mil toneladas de CO2 por ano. Substituímos, também, o combustível da frota leve por etanol e utilizamos energia 100% renovável com certificados IREC, neutralizando as emissões de escopo 2”, explica Décio Amaral.

Em 2025, a companhia também iniciará a operação em Palmeirante (TO), instalação que se interligará, via malha ferroviária, ao terminal de Itaqui (MA), otimizando o fluxo logístico no corredor Norte-Nordeste e facilitando a logística de combustíveis e biocombustíveis para o interior dos estados do Maranhão, Tocantins e Pará.

“Esses movimentos consolidam nosso ecossistema logístico único, integrado e de valor para nossos clientes, estruturado com muita segurança, tecnologias de ponta, respeito às comunidades do entorno e ao meio ambiente, e visando o crescimento sustentável do país”, finaliza o CEO.