No dia 3 de abril, a Ultracargo esteve presente na 2ª Conferência Internacional UNEM DATAGRO, realizada em Cuiabá (MT), que reuniu líderes setoriais, produtores de grãos, investidores e autoridades para debater o papel crescente do etanol de milho na matriz energética do Brasil.
Representando a companhia, estiveram presentes no evento Fernando Dihel, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios; Adriana Kanashiro, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios; Eduardo Kledyr Azambuja, gerente Comercial; e Caroline Almeida Pegoraro, especialista de Novos Negócios.
De acordo com o Dihel “Estar presente em debates como este é fundamental para acompanhar de perto as evoluções regulatórias, tecnológicas e de mercado, além de representar uma oportunidade estratégica para a Ultracargo contribuir com o desenvolvimento da cadeia de etanol de milho.” A Ultracargo vem reforçando seu compromisso como uma provedora de soluções logísticas integradas, conectando seu ecossistema de terminais e corredores logísticos eficientes aos principais modais de transporte de alta capacidade. Nosso foco está em desenvolver soluções inovadoras, alinhadas às novas demandas do setor de biocombustíveis e às necessidades dos nossos clientes.
Durante a conferência, um dos principais insights para nosso time foi o alinhamento estratégico entre os setores público, produtivo, automobilístico, de equipamentos agrícolas e de biotecnologia, todos com forte interesse em impulsionar o etanol de milho como uma matriz energética relevante. Esse movimento reforça o potencial de expansão do setor no mercado interno e sinaliza o crescente interesse internacional, abrindo espaço para novas parcerias e oportunidades de negócio.
Também foram destaque durante a conferência as discussões sobre eficiência produtiva nas biorrefinarias e os avanços em eficiência energética-ambiental, que geraram reflexões sobre como a Ultracargo pode contribuir com soluções mais sustentáveis e integradas. “O debate sobre padronização e certificação também foi relevante, já que impacta diretamente na qualidade dos produtos movimentados e na confiança nos processos logísticos”, complementou Adriana Kanashiro.
Eduardo Kledyr Azambuja reforçou que a Ultracargo oferece uma infraestrutura moderna e estratégica para a armazenagem e movimentação de etanol de milho, atuando como facilitadora do crescimento do setor através da integração com modais sustentáveis. “A empresa está atenta às transformações do mercado e pronta para colaborar com uma cadeia mais eficiente, limpa e integrada”.