Fechar

Ultracargo monta estrutura de análise de qualidade no Terminal de Aratu

Realização de análises próprias trará mais segurança, sustentabilidade e agilidade à movimentação de químicos e combustíveis.
09/10/2023

A Ultracargo está instalando no Terminal de Aratu (BA) uma sala com equipamentos para análise de qualidade que trará mais segurança, sustentabilidade e agilidade no recebimento e expedição de produtos. Nos próximos meses, os equipamentos, que possuem certificação, passarão por testes e colaboradores serão treinados para operá-los.

Atualmente, as liberações de produtos dependem de análises realizadas exclusivamente por inspetores independentes, o que aumenta o tempo da operação, já que os profissionais realizam análises para diversas empresas. Com o funcionamento da nova sala, será possível realizar os testes de qualidade de forma antecipada e fazer os ajustes necessários para obter a certificação das inspetoras no primeiro acionamento, uma vez que todos os parâmetros do produto estarão em conformidade, conforme atestado previamente.

A expectativa é reduzir o custo e o tempo de espera por análise e trazer mais segurança, confiabilidade e sustentabilidade ao processo:

“Além de agilizar a liberação dos produtos, a análise dedicada traz mais confiabilidade aos resultados, assim poderemos ser mais efetivos em relação aos procedimentos realizados para obter a conformidade do produto. Isso reduz drenagens desnecessárias, o que diminui o consumo de água e a exposição de colaboradores aos riscos inerentes à atividade”, explica Leopoldo Gimenes, diretor-executivo de Operações e Engenharia.

Na sala, poderão ser realizadas análises de água cor, densidade, pH, condutividade e teor alcoólico. A expectativa é utilizar a tecnologia na análise de químicos e combustíveis como MMA, Estireno, Gasolina e Etanol, por exemplo. O Terminal atualmente armazena mais de 30 produtos.

Sobre a Ultracargo

A Ultracargo é uma empresa de soluções logísticas integradas que hoje movimenta combustíveis, biocombustíveis, químicos, petroquímicos e óleos vegetais. Com mais de 1 milhão de metros cúbicos de capacidade estática, a empresa conta com terminais de granéis líquidos em quatro regiões brasileiras e está conectada aos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário. Seus terminais estão localizados em Rondonópolis (MT) e nos Portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aratu (BA), Suape (PE), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). A empresa detém ainda 50% de participação na Opla, que opera um terminal de etanol em Paulínia (SP).

A Ultracargo que soma quase 60 anos de história e faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros, tem posição de liderança entre as empresas independentes de armazenagem de granéis líquidos do país. Para conhecer melhor a Ultracargo, acesse www.ultracargo.com.br.