Pelo segundo ano consecutivo, a Ultracargo marcou presença no Congresso Global sobre Segurança de Processos, um dos maiores eventos internacionais sobre o tema, realizado na primeira semana de abril, em Dallas, Texas, pela American Institute of Chemical Engineers (AIChE) e o Center for Chemical Process Safety (CCPS). O evento proporcionou uma oportunidade única de aprendizado e networking, onde a companhia pôde reforçar seu protagonismo na gestão de riscos operacionais.
Aline Fonseca, gerente Executiva de Terminais, e Melissa Spencer, gerente de SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente), levaram ao debate global duas iniciativas internas que endossam o compromisso da empresa com a segurança.
O primeiro case apresentado trata da otimização do gerenciamento de riscos por meio de uma plataforma digital, evidenciando a importância da digitalização e da integração de processos entre os diferentes terminais da Ultracargo. “É um acompanhamento digital dos resultados dos relatórios de análise de riscos, que permite monitorar controles, barreiras e mudanças. Esse processo orienta os investimentos da companhia com base na gestão de riscos e reforça, junto aos nossos clientes, a credibilidade da Ultracargo na área, assegurando que seus ativos estão protegidos”, explica Aline.
Já o segundo trabalho levado à 21ª edição da conferência está relacionado à cultura de segurança e à participação da alta administração e de colaboradores de todos os níveis hierárquicos na gestão de riscos operacionais. Exemplo disso é a parceria firmada com a USP para a realização do Programa G-MIRM, que tem como objetivo aprimorar a gestão de riscos de segurança nas empresas, tornando-os parte da cultura organizacional. “O case enfatiza a relevância desta ação na gestão e na cultura organizacional da Ultracargo, e a evolução que buscamos quanto à maturidade e segurança das nossas operações e processos”, finaliza Melissa.