A Ultracargo realizou sua primeira operação de transbordo direto navio-balsa (Ship To Barge-STB) usando linhas de píer no Terminal de Vila do Conde (PA), um avanço inédito que otimiza a movimentação de combustíveis na região ao permitir o carregamento direto de balsas a partir do navio, utilizando a linha já licenciada, sem necessidade de tanques intermediários.
Com essa inovação, o tempo de operação foi reduzido em 33% – com potencial de melhoria –, tornando o processo mais ágil e eficiente para os clientes e ampliando a capacidade logística do terminal. A operação é conduzida e executada pela Ultracargo, desde a chegada do navio até a distribuição via balsa, garantindo total controle e segurança no processo, contando também com o envolvimento necessário da Autoridade Portuária, além dos clientes e embarcações cotados para o processo.
Entre os principais benefícios, destacam-se:
- Eficiência operacional: redução de 33% no tempo de operação;
- Otimização da infraestrutura e de custos portuários: liberação de espaço nos tanques, permitindo um maior giro de produtos e viabilizando novas operações;
- Viabilização do ODM (óleo diesel marítimo): oferta de uma solução estratégica para o abastecimento da região.
A operação requer alto nível de atendimento a controles regulatórios, aplicação de treinamentos de segurança específicos, além de uma análise robusta para manutenção da qualidade das infraestruturas e produtos envolvidos. Além disso, o rigoroso processo de gestão de mudança adotado pela companhia garantiu a integração segura entre as diferentes embarcações envolvidas, respeitando as limitações operacionais de cada ativo e assegurando o cumprimento de todas as exigências regulatórias e ambientais
A implementação também representou um avanço estratégico para a companhia, ao fortalecer a logística aquaviária na região Norte, um mercado com grande potencial, mas ainda carente de soluções eficientes para a distribuição de combustíveis. Com o crescimento da demanda e da safra de grãos no Arco Norte, a operação da Ultracargo atende à crescente demanda de embarcações locais de forma competitiva, alinhando-se à estratégia de interiorização da companhia e reforçando seu compromisso com soluções logísticas eficientes e integradas. Ajudará, também, a consolidar a região como um eixo estratégico para o escoamento agrícola, ampliando a oferta de combustíveis e impulsionando a infraestrutura logística do país.
Ampliação da capacidade diária de atracações e desatracações
Pensando em resolver a demora para carregamento e a restrição de horário para as manobras de atracação e desatracação das barcaças dos seus clientes e de outras empresas que operam no Porto de Vila do Conde (PA), a Ultracargo preparou um estudo técnico no qual as autoridades portuárias se basearam para atualizar o regramento atual do Porto de Vila do Conde, melhorando o fluxo de movimentação e reduzindo os tempos de operação marítima.
A regra anterior determinava que as manobras de atracação e desatracação de barcaça no Berço 502 só poderiam ser realizadas na maré enchente e no horário diurno, o que impactava diretamente a eficiência logística neste porto, limitando significativamente sua capacidade operacional. O estudo técnico realizado pela Ultracargo demonstrou que é seguro realizar essas operações na maré vazante ou enchente, sendo obrigatória a aproximação sempre no sentido contrário à corrente reinante e no período diurno.
O documento foi apresentado e aprovado em uma reunião com representantes da Companhia Docas do Pará (CDP) e da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. Com as novas regras de operação implementadas pela autoridade portuária, os clientes podem carregar ou descarregar mais de uma barcaça por dia no berço 502, otimizando custos e tempo em suas operações. Além disso, também foi autorizada, de forma definitiva, a atracação e desatracação de navios durante o período noturno no Berço 501, o que antes não era permitido. Essa restrição causava uma espera de até 12 horas para as embarcações, elevando os custos operacionais.
As novas permissões colocam o Porto de Vila do Conde em um patamar mais competitivo e trazem impactos positivos para toda a cadeia.