A Ultracargo recebeu, no fim de março, a visita da equipe do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), liderada pelo Secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, no complexo Aratu-Candeias (BA).
Durante o encontro, o vice-presidente executivo da Ultracargo, Helano Pereira, e o gerente do Terminal, Saulo Serbeto, apresentaram as instalações da companhia e os projetos de expansão em curso, com foco na segurança e na eficiência das operações. Os representantes do MPor puderam conhecer de perto as iniciativas da Ultracargo voltadas para o aprimoramento da logística e movimentação de granéis líquidos, que contribuem diretamente para o desenvolvimento do setor portuário e o crescimento econômico da região e do país.
A visita, que também incluiu o Porto de Santos (SP), fez parte de uma agenda ampla do MPor para discutir infraestrutura, governança e expansão da capacidade portuária.
“Estamos comprometidos com o desenvolvimento da infraestrutura do Brasil e com a busca por operações cada vez mais seguras e eficientes. A visita do Ministério de Portos e Aeroportos reforça nossa atuação estratégica e contribuição para o crescimento do setor”, destacou Helano Pereira.
Investimentos em infraestrutura
A Ultracargo segue trabalhando em projetos que aprimoram a infraestrutura e garantem um atendimento de excelência aos seus clientes. Parte dessas iniciativas inclui a construção de dois desvios ferroviários para fortalecer o corredor que liga São Paulo ao Mato Grosso, essencial para o escoamento eficiente de insumos e produtos do agronegócio, e possibilitar maior agilidade no escoamento de etanol de milho, redução de custos e das emissões de carbono, garantindo, também, maior fluidez no transporte de derivados e a realização de fluxos reversos, com trens subindo e voltando carregados de produtos.
Além das novas alças, a empresa tem investido na ampliação da capacidade operacional e de armazenagem em alguns dos seus terminais: no 1º semestre de 2025, a Ultracargo dará início à operação em Palmeirante (TO), instalação que se interligará, via malha ferroviária, ao terminal de Itaqui (MA), otimizando o fluxo logístico no corredor Norte-Nordeste e facilitando a logística de combustíveis e biocombustíveis para o interior dos estados do Maranhão, Tocantins e Pará.
“Esses projetos aprimoram a capacidade de resposta às demandas dos setores produtivos e viabilizam um modelo logístico mais eficiente, interligado e alinhado a práticas sustentáveis, contribuindo diretamente para o desenvolvimento contínuo da infraestrutura logística do Brasil”, finaliza o vice-presidente executivo da Ultracargo.